Simples medidas que fazemos em casa podem ajudar muito na conservação do planeta. Basta prestar atenção no uso e descarte dos alimentos, além de todo o lixo que jogamos fora.
Alimentos
Evite o desperdício - talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Veja aqui algumas dicas.
Verduras e Legumes - tire as partes estragadas ou amassadas e aproveite as partes boas. Você poder fazer uma boa seleta de legumes com elas.
Conservação - prefira produtos duráveis, como potes de plástico com vedação, tipo “Tupperware”.
Aparência dos alimentos - quando for comprar alimentos não embalados prefira os legumes ou batatas com um pouco de terra, pois duram ainda mais.
Lixo
Separe o lixo corretamente - não esqueça das cores. Vermelho (plásticos), Papel (azul), Orgânico (marrom), Madeira (cinza), Metais (amarelo), Verde (vidros). Pilhas e baterias devem ser devolvidas aos fabricantes.
Alumínio - ainda que o Brasil recicle 95% do seu alumínio produzido, a produção dele é poluidora, portanto, é importante reduzir o consumo de latinhas de refrigerante. Também diga não às embalagens de isopor.
Material reciclável - não misture embalagens de plástico em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.). Dessa forma ele deixará de ser reciclável.
Comida - se for jogar comida fora, pelo menos separe os alimentos em secos e molhados, para facilitar e incentivar a reciclagem.
Compacte o lixo - amasse latinhas de alumínio e garrafas plásticas para que eles ocupem menos espaço.
Roupas e utensílios - doe roupas, livros ou brinquedos.
Fonte - Instituto Akatu
Nenhum comentário:
Postar um comentário